Mioma uterino: o que é, sintomas e tratamento

Com certeza você conhece ou já conheceu alguma mulher que já teve mioma, afinal, eles correspondem a 90% dos tumores benignos que atingem o sistema reprodutor feminino. Mas, quais são os fatores de risco dessa condição?

Os miomas uterinos, ou leiomiomas, são tumores benignos formados por tecidos musculares que surgem no útero devido a alterações hormonais, e acomete em sua grande maioria, mulheres que estão em idade fértil.

É um problema frequente entre a população feminina, que costuma atingir até 80% das mulheres em fase reprodutiva. A grande maioria dos miomas são assintomáticos, uma doença silenciosa que muita das vezes só é descoberta através de exames ginecológicos. Mas, quando aparecem, os sintomas podem incluir:

– Sangramento anormal;

– Cólica;

– Menstruação prolongada;

– Problemas urinários;

– Dores (abdominais, pélvicas e na relação sexual).

Quando a cirurgia de mioma é indicada?

Os tratamentos para mioma dependem do estágio da doença e são escolhidos após avaliação médica. O ideal é monitorar o crescimento do mioma, com a administração de medicamentos que controlam os sintomas dolorosos e o fluxo menstrual, como forma de preservar o útero e possibilitar uma futura gestação.

As abordagens cirúrgicas só são indicadas em casos mais graves, em que os sintomas são mais intensos, e não foram controlados por medicamentos. A embolização é um recurso endovascular que se enquadra como alternativa para o tratamento de mioma. É um método menos invasivo em relação aos métodos convencionais, e consiste em uma pequena incisão na região da virilha, por onde é inserido um cateter que interrompe a chegada de sangue ao mioma, impedindo o seu crescimento.

Miomas e gravidez

A depender do tamanho e da localização, a doença pode interferir, sim, em uma possível gravidez. Isso porque existem alguns miomas que se desenvolvem dentro do útero, que podem atrapalhar na fertilidade e provocar complicações durante a gestação.

A depender da situação, os especialistas indicam a remoção do mioma antes da tentativa de gravidez.

Tratamento de mioma em Brasília

A Clínica MaxiCor conta com um corpo clínico altamente qualificado para oferecer aos pacientes o melhor atendimento no tratamento endovascular para remoção de miomas. Agende sua consulta em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu