Doenças cardíacas infantis: saiba quais são as principais e como tratar

O coração é um dos principais órgãos do corpo humano, responsável por bombear o sangue e fornecer oxigênio às células. Por isso, manter a saúde em dia é imprescindível para o bom funcionamento do músculo cardíaco, inclusive em crianças. Ainda na gestação, durante o pré-natal, é possível detectar possíveis malformações no coração do bebê, que podem causar diversas condições ao longo da vida.

Além disso, na primeira infância, também é possível que a criança desenvolva alguma doença cardíaca, seja por hereditariedade ou outro fator de risco. Por isso, mesmo em crianças saudáveis, a atenção deve ser redobrada na presença de alguns sinais de alerta. Abaixo, saiba quais são as principais doenças cardíacas infantis, seus sintomas e como tratá-las.

Principais doenças cardíacas na infância

Embora o universo infantil seja rodeado de brincadeiras, aprendizado e crescimento, também existem alguns vilões que podem afetar o bom desenvolvimento dos pequenos, especialmente quando se trata da saúde cardíaca. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 80% das crianças podem ter algum tipo de sopro no coração ao longo da infância, por exemplo, o que pode desencadear diversas outras condições.

Arritmia cardíaca infantil

Diferentemente do que muitos acreditam, a arritmia cardíaca também pode afetar as crianças, inclusive na primeira infância. Trata-se de alterações nos batimentos cardíacos, popularmente conhecidas como “palpitações”, e os sintomas incluem:

  • Coração acelerado ou lento;

  • Fadiga e cansaço;

  • Dor no peito;

  • Desmaio.

O diagnóstico precoce é de suma importância para a eficácia do tratamento. Por isso, assim que perceber os sintomas em seu(sua) filho(a), procure orientação médica.

Miocardite infantil

A doença, normalmente associada a infecção viral, consiste em uma inflamação das paredes musculares do coração, resultando em mau funcionamento do órgão. Os sintomas da miocardite podem ser sutis e facilmente confundidos com outros problemas, o que pode dificultar o diagnóstico. Por isso, atente-se a sinais como:

  • Cansaço excessivo;

  • Febre e mal-estar;

  • Dor no peito;

  • Vertigem e tontura.

Neste caso, o indicado é buscar ajuda médica imediatamente para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento adequado, aliviando o desconforto na criança.

Sopro cardíaco infantil

Trata-se de um ruído produzido pela passagem do sangue entre as estruturas do coração, que pode, ou não, ser decorrente de malformações no órgão. Por isso, especialmente em crianças, o indicado é o acompanhamento médico para diagnosticar se as causas são patológicas ou fisiológicas. A doença apresenta sinais como:

  • Inchaço no corpo;

  • Boca, mãos e pés arroxeados;

  • Palpitações;

  • Fraqueza;

  • Tosse.

O tratamento pode ser feito com medicamentos ou cirurgia, a depender da gravidade da doença. Por isso, não adie o cuidado com a saúde do(a) seu(sua) filho(a)! Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Quando fazer o check-up cardiológico em crianças?

Como dito anteriormente, a saúde do coração é imprescindível para o bom desenvolvimento da criança e, por isso, caso os responsáveis percebam quaisquer alterações, o indicado é procurar um médico pediatra. Assim, de acordo com a indicação e os sintomas, o cardiologista poderá tratar o problema e acompanhar a saúde da criança.

Em geral, o check-up cardiológico inclui uma série de exames laboratoriais, físicos e de imagem, além do fato de que na consulta os responsáveis podem tirar todas as dúvidas e receber orientações válidas para manter a saúde dos pequenos em dia.

Em crianças obesas, hipertensas ou que praticam algum esporte, o check-up cardiológico é ainda mais indicado, especialmente para evitar possíveis complicações futuras.

Sobre a MaxiCor Clínica

A MaxiCor atua com o objetivo de oferecer um atendimento ético, transparente e humanizado aos seus pacientes. Isso desde o primeiro atendimento, até todo o processo de diagnóstico e tratamento, inclusive os infantis, proporcionando aos responsáveis maior tranquilidade e entendimento com relação à saúde de seus filhos. Agende sua consulta em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu