A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa e normalmente assintomática, que pode causar outros problemas de saúde.
Trata-se de uma doença crônica que se caracteriza pela elevação da pressão sanguínea nas artérias. A hipertensão ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou superiores a 140/90 mmHg – descrito popularmente como 14 por 9.
Na hipertensão, os vasos sanguíneos ficam mais contraídos, exigindo um esforço maior do músculo do coração para que o oxigênio seja distribuído adequadamente pelo corpo. A frequência cardíaca tende a subir quando há um aumento no volume de sangue a ser bombeado. Isso é comum acontecer quando os rins não estão funcionando corretamente ou quando o coração não está contraindo suficientemente.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença atinge 30% da população adulta brasileira. A prevalência da hipertensão é maior em homens do que em mulheres, sendo que a ocorrência da pressão alta na população acima de 50 anos gira em torno de 30%, acima dos 60 anos chega a 50% e acima dos 70 anos é de 75%.
Apesar de ocorrer, na maioria dos casos, em pessoas mais velhas, essa condição também pode acometer os jovens. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes sofrem de pressão alta no país, o que representa 4%. Isso se deve ao estilo de vida que envolve alimentação pouco saudável e sedentarismo dos jovens.
Fatores de risco e sintomas da hipertensão arterial
A hipertensão é multifatorial e, na maioria dos casos, é uma doença hereditária. Em algumas situações, a doença pode estar relacionada a distúrbios na tireoide ou na glândula suprarrenal.
Os fatores que podem elevar a pressão sanguínea são:
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Sobrepeso ou obesidade;
- Idade avançada;
- Ingestão excessiva de sal;
- Sedentarismo;
- Estresse.
Em muitas pessoas hipertensas, a doença é assintomática. Quando a hipertensão se manifesta, podem ocorrer sintomas como dores no peito, tontura, dor de cabeça, visão turva, zumbido no ouvido, formigamento nos membros e dificuldade de respirar.
A hipertensão pode causar diversas consequências à saúde como: aterosclerose, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, diabetes e problemas renais.
Mas como evitar a hipertensão?
Para prevenir a hipertensão o primeiro passo é realizar mudanças no estilo de vida. Como uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e pobre em sal, é possível se precaver ou controlar a pressão alta. Também é importante praticar atividade física regularmente e evitar bebida alcoólica.
Para realizar o diagnóstico de hipertensão é preciso fazer check-up com um cardiologista e realizar alguns exames específicos para avaliar a frequência da pressão arterial.
Apesar de não ser possível curar a hipertensão é imprescindível tratá-la, a fim de evitar suas complicações. O objetivo do tratamento deve ser não deixar a pressão ultrapassar os valores de 12 por 8.
A prática de atividades físicas, alimentação balanceada e controle do estresse são algumas das formas de combater a doença que ataca os vasos, coração, rins e cérebro, podendo levar à morte.
Diagnóstico e tratamento para hipertensão em Brasília
A MaxiCor Medicina Integrada oferece atendimento em diversas especialidades, incluindo a cardiologia.
Com uma estrutura completa, a qualidade do atendimento se estende para a variedade de exames que são realizados no local, como: Ecocardiograma adulto e pediátrico, Teste ergométrico, Holter 24h, MAPA 24h, Doppler vascular, Avaliação eletrônica de marcapasso, Looper (monitor de eventos).
Agende seu check-up cardiológico agora mesmo e previna a hipertensão arterial.
(61) 3879-0540⠀
(61) 99587-8476 (WhatsApp)⠀
(RT: Dr. Joubert Mosquéra – Cardiologia | CRM-DF: 14431; RQE: 6754 e 17550)