Arritmia cardíaca: quando a doença se torna preocupante?

A arritmia cardíaca é uma doença que acomete milhões de pessoas no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 3,3 milhões de brasileiros convivem com os sintomas da doença, isto é, com o desequilíbrio na frequência cardíaca, podendo ser tanto mais rápida ou mais lenta que o normal. Abaixo, saiba mais sobre a doença e quando ela se torna preocupante.

O que é arritmia cardíaca?

Em primeiro lugar, é importante entender que o coração é responsável por bombear o sangue ao redor do corpo e, para isso, ele necessita de um ritmo regular. Quando o coração está em arritmia, o ritmo torna-se irregular e pode causar sintomas desconfortáveis.

Existem vários tipos de arritmia cardíaca. A taquicardia é quando o coração bate mais rápido do que o normal, normalmente acima de 100 batimentos por minuto. A bradicardia, por sua vez, é quando o coração bate mais lentamente do que o normal, ou seja, abaixo de 50 batimentos por minuto. Outros tipos de arritmia incluem fibrilação atrial, flutter atrial, extrassístoles e taquicardia ventricular.

Quando se preocupar com a arritmia cardíaca?

Quando os batimentos cardíacos estiverem acima de 100 batimentos por minuto ou abaixo de 50 batimentos por minuto, é importante procurar um cardiologista. Além disso, é recomendado procurar ajuda médica quando os sintomas forem desconfortáveis ​​ou incômodos, como palpitações, falta de ar ou dor no peito.

Outros sintomas que podem indicar arritmia cardíaca incluem tonturas, sudorese excessiva, desmaios e cansaço extremo. Se você estiver sentindo qualquer um destes sintomas, também é importante procurar ajuda médica imediatamente.

Isso porque as principais causas para a arritmia cardíaca são problemas no coração, uso de medicamentos, tabagismo, alcoolismo e estresse. Por isso, é importante que se faça exames periódicos para prevenir a doença ou, se for o caso, tratar corretamente de maneira precoce.

Diagnóstico e tratamento para arritmia cardíaca em Brasília 

A MaxiCor atua com o objetivo de oferecer um atendimento ético, transparente e humanizado aos seus pacientes. Isso desde o primeiro atendimento, até todo o processo de diagnóstico e tratamento. Conta com um corpo clínico altamente qualificado para atuar nas áreas de Cardiologia Adulto e Pediátrica, Cirurgia Vascular e Endovascular, além de Arritmologia. Agende seu check-up cardiológico agora mesmo e previna a arritmia cardíaca.

14 Comentários. Deixe novo

  • Doraci Almeida Antunes
    05/08/2023 08:00

    Eu tenho arritmia mas o medico disse que é normal.queria entender um pouco mais. E tratar com vces.sou de cuiaba mt .tenho Unimed nacional vces atende .preciso de ter uma vida saudável. Vces me atende

    Responder
  • Josefa Maria Matos dos Santos
    27/10/2023 19:37

    Eu tenho arritmia e hoje meus batimentos cardíacos chegou a 199. É grave?

    Responder
  • Silvane Aparecida de Freitas
    29/10/2023 00:18

    Tive uma arritmia potente, durante um cateterismo, fizeram cardioversão, será que esse problema pode se repetir?

    Responder
  • Maria Jurdes Furtado
    25/12/2023 22:37

    Paciente de 47 anos teve uma Tv 260mp. Único sintoma sudorese excessiva. Ficou internado por 7 dias fazendo exames não detectaram nenhuma anomalia, negativo para infarto, obstrução de artérias, doença de chagas, entre outras possibilidades. Implantação de CDI, mas sem um diagnóstico conclusivo da causa da Tv. Por favor o que poderíamos fazer para descobrir a causa disso tudo?

    Responder
  • Geracy Amélia dos Santos
    17/04/2024 13:49

    Tive um problema com a arritmia arritmia acelerada, muita dor no peito e parecia que meus órgãos pararam de funcionar, isso é normal?

    Responder
  • Geracy Amélia dos Santos
    17/04/2024 13:49

    Posso receber por mim?

    Responder
  • Dalcema Wasem
    04/10/2024 13:39

    Tenho rítmica excessiva muita canseira e falta de ar

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir