A Trombose Venosa Profunda, também conhecida como TVP, é a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia profunda, geralmente na perna, bloqueando o fluxo de sangue na região e causando dor intensa, além de outros sintomas. A depender de qual veia foi acometida pela doença, a trombose pode ser mais ou menos grave. No entanto, quando o coágulo se movimenta na corrente sanguínea, ocorre a embolia, que pode levar a lesões graves. Além disso, quanto mais próximo do coração for o coágulo, maior será a gravidade, assim como o risco de morte.
Abaixo, saiba mais sobre a trombose e como prevenir a doença.
O que causa a Trombose Venosa Profunda?
Apesar de a trombose possuir diversas causas, uma das principais é a imobilidade prolongada, ou seja, indivíduos que passam longas horas na mesma posição todos os dias. No entanto, a doença possui alguns fatores de risco. São eles:
- Tratamento com anticoncepcionais;
- Sedentarismo;
- Idade avançada;
- Obesidade;
- Presença de varizes;
- Insuficiência cardíaca;
- Histórico familiar.
Por isso, caso apresente um ou mais dos fatores de risco listados acima, é fundamental buscar ajuda médica especializada para verificar a sua saúde e, se for o caso, diagnosticar a doença em sua fase inicial.
Quais são os sintomas?
Embora em alguns casos a doença seja assintomática, é importante atentar-se para sinais como vermelhidão na pele, dor e rigidez na musculatura. Além disso, em casos mais graves, quando a trombose causa uma embolia, a condição pode apresentar sintomas como:
- Inchaço extremo;
- Calor na região afetada;
- Dor repentina, constante e intensa;
- Palpitações no coração;
- Veias dilatadas.
Portanto, o check-up cardiovascular deve ser feito todos os anos, visando diagnosticar doenças como a TVP em sua fase inicial, em que o tratamento é menos invasivo e possibilita maiores chances de cura.
Como prevenir a TVP?
Como uma doença grave, a TVP deve ser encarada com seriedade. Isso porque, se não for tratada corretamente e imediatamente, a doença pode acarretar sérias consequências à saúde do paciente. Por isso, além do acompanhamento médico, é fundamental que medidas protetivas sejam tomadas, inclusive no dia a dia.
A principal maneira de prevenir a trombose é evitar o sedentarismo. Por isso, é recomendado que o paciente encontre um esporte que lhe faça bem, como natação, lutas, futebol ou, até mesmo, uma simples caminhada todos os dias. O importante é evitar longos períodos sentado ou deitado, o que contribui para o desenvolvimento de coágulos sanguíneos, causando a doença.
Além disso, vale ressaltar a importância de se alimentar corretamente, evitando o excesso de peso. Por isso, evite alimentos gordurosos e industrializados e crie o hábito de consumir frutas, legumes e verduras diariamente. Ademais, quando indicado pelo cirurgião vascular, use meias elásticas e medicamentos para evitar o desenvolvimento tromboseda doença.